O ADVOGADO E SUA FUNÇÃO POLÍTICA

 

Como os advogados correspondentes podem se valorizar mais na web 1200x565

 

 O advogado terá que ter plena consciência de seu papel social; da sua função política. Não me refiro ao advogado politizado, mas à função política inevitável que corresponde ao advogado, numa conotação muito mais profunda do que a própria política: refiro-me, obviamente, ao conceito de solidariedade humana. Quais devem ser as dimensões dessa função política do advogado?

Em primeiro lugar, a defesa e proteção de valores e interesses humanos legítimos. Etimologicamente, este é o conteúdo da palavra "advogado", uma das atividades mais bonitas para as quais os homens podem se dedicar.

Em segundo lugar, o exercício de uma missão crítica. A crítica não é a entrega privada do jurista científico, do professor ou do pesquisador do Direito.

A função crítica das leis é uma tarefa indesculpável do advogado, não apenas perante os tribunais, mas em todos os fóruns públicos.

 

Finalmente, a função criativa de novas idéias. Pois ninguém é um segredo a falta de imaginação que a política e a lei mostram. Parece desnecessário deixar claro que a inteligência não é suficiente. Essa razão não é suficiente: a intuição é necessária porque, na parte mais profunda de seu ser, o advogado é um artista ... MBraga disse que a lei é "um ritmo de vida". Somente quem é capaz de sintonizar uma vida que muda permanentemente, será capaz de realizar plenamente a função criativa que corresponde ao advogado, porque, com efeito, a política não é exercida apenas a partir das estruturas do Poder; também, do testemunho diário e constante, seja qual for o lugar onde estamos, com um espírito chamado a moldar um futuro em que a liberdade seja possível em igualdade e igualdade na liberdade; um futuro em que, Em suma, o valor da justiça nos liberta de uma igualdade substancial reconhecida por todos. Eu tentei dar alguns passos, acelerados e incompletos, pelo intrincado futuro que aguarda a profissão do advogado.

Não deve, no entanto, concluir este oráculo pessoal apressada, sem gravar a minha posição: Eu tenho absoluta confiança de que, se a profissão de advogado surge a sério, com rigor e humildade, tudo isso e os problemas complexos que gravita Nela será capaz de elevar-se à ocasião, com dignidade e com a relevância que séculos imprimiram nas dobras de nossas vestes negras.